[LinuxFocus-icon]
Início  |  Mapa  |  Índice  |  Procura

Novidades | Arquivos | Links | Sobre LF
convert to palmConverter para GutenPalm
ou para PalmDoc

Bem-vindos à edição de Maio/Junho

[march question] [tux in garden] A GNU, a Fundação de Software Livre, a RedHat e desde algum tempo, até o Linus Torvards, estão todos nos EUA. Tal facto podia causar a impressão de que o Linux e todo o software livre "é feito nos EUA". A questão do último mês, Linux à volta do mundo, mostrou alguns resultados interessantes. Confirmou que o Linux e o software livre é, realmente, um movimento internacional. Estamos bastante satisfeitos com isto, porque mostra como é importante ter websites internacionais e, todos aqueles que me dizem que uma revista LinuxFocus puramente Inglesa é suficiente estão, actualmente, errados.

Desta vez temos, realmente, uma edição bastante grande. Não tenho nada mais adicionar ao existente, por isso aprecie a leitura :-)



Artigos da LinuxFocus.org

Aplicações

Hardware

Administração de Sistema

Artigos na Linux Gazette

A dica da LinuxFocus

Como livrar-se da tecla the caps-lock?
Detesta, quando acidentalmente, carrega na tecla caps-lock do seu teclado? Sob o X11 pode, facilmente, alterar a tecla de caps-lock para outra tecla qualquer. Pode, por exemplo, mudá-la para Esc. Aqui existem dois modos de fazer isto:

  1. Crie o ficheiro .Xmodmap no seu directório de trabalho com o seguinte conteúdo:
    !lf-tip: change Caps_Lock to Escape
    clear lock
    keycode 66 = Escape

    Saia e volte a entrar.
  2. Uma solução alternativa é correr 2 comandos:
    xmodmap -e "clear lock"
    xmodmap -e "keycode 66 = Escape"

    Para correr estes comandos na altura de arranque do X11 adicione-os ao seu ficheiro .xinitrc ou /usr/X11R6/lib/X11/xinit/xinitrc.
Pode verificar os modificadores de teclas correntes com os comandos:
xmodmap -pm
xmodmap -pke

Para ver qual o código de tecla que cada uma gera pode iniciar o programa xev. Dependendo do tipo de teclado o caps-lock pode ter um código diferente (não 66). Pode ver o número do código usando o xev.




© 2002 LinuxFocus
Clique aqui para a lista de contactos das pessoas da LinuxFocus